Sobre o MACS

A AECA é uma Associação fundada em 2004 com o objetivo de criar e administrar o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).   A instituição foi qualificada como OSCIP em 2007 e conta desde então com o apoio técnico da Prefeitura Municipal de Sorocaba, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa e através do Sisem, da Secretaria Especial da Cultura, assim como do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

O MACS é fruto do entusiasmo de um aguerrido grupo de empresários, intelectuais e artistas sorocabanos que criaram um museu vivo e dinâmico. Com apoio do poder público e de instituições privadas, o grupo está transformando o antigo armazém ferroviário da Sorocabana em um museu, voltado para a contemporaneidade e que será dotado das mais avançadas técnicas museológicas. Este museu não nasceu a partir de uma coleção ou uma grande fortuna, mas sim do desejo de pessoas comuns em criar um espaço voltado para as artes visuais no interior. O projeto conta ainda com a inestimável colaboração de museólogos, curadores e artistas do cenário nacional e internacional, que reforçam a importância da iniciativa.

O Prof. Dr. Fábio Magalhães, diretor artístico da unidade, é o responsável pela construção do projeto museológico do MACS, e o arquiteto Pedro Mendes da Rocha foi o responsável pela primeira fase do projeto arquitetônico da instituição. Atualmente o curador do MACS é o jovem sorocabano Allan Yzumizawa.

Uma das mais importantes características da criação do MACS é a descentralização da arte e da cultura, criando um equipamento de qualidade voltado prioritariamente para as artes visuais no interior do Estado de São Paulo. Abrigado em dois antigos galpões da extinta Estação Ferroviária de Sorocaba, o museu continua sendo requalificado e mantido com recursos privados e públicos através de editais e leis de incentivo, e não recebe nenhuma subvenção pública de forma recorrente.

O espaço

A instituição conta hoje com um espaço expositivo de 350 m², além de estar finalizando uma nova área expositiva de 700 m² e um auditório para 140 pessoas. O MACS ocupará, ao final desse processo, o edifício de 1400 m² anexo à Estação Ferroviária de Sorocaba (Armazéns da Sorocabana) por meio de um termo de cooperação técnica com a prefeitura da cidade.

A Instituição está transformando o local em um espaço cultural moderno, através de recursos privados e públicos, a fim de atender a todas as exigências museológicas e, assim, ser apto a inserir-se no circuito nacional e internacional de exposições.

A estratégia sempre foi recuperar um monumento importante tombado pelo Condephaat e assim requalificar o relevante patrimônio histórico datado de 1875, passando de um galpão abandonado para um Museu de Arte Contemporânea. Dinamizando e ajudando a revitalizar a região central de Sorocaba.

A instituição AECA – Associação de Educação Cultura e Arte, responsável pela gestão do MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, apresenta um documento histórico do processo de desenvolvimento da instituição desde a sua criação até os dias de hoje.

Este histórico tem como objetivo balizar todo o processo de readequação do espaço do prédio anexo à Estação Ferroviária de Sorocaba, antigo armazém de alimentos e prédio do Curso Ferroviário, que teve início em 2008, logo após assinatura do Termo de Parceria entre a Prefeitura Municipal de Sorocaba, cessionária dos direitos de posse dos armazéns anexo a estação e a AECA- Associação de Educação, Cultura e Arte Sorocaba.

A instituição tem empenhado esforços para mobilizar recursos para o Restauro, Preservação, Ampliação e requalificação deste importante patrimônio material, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico, Turístico do Estado de São Paulo-Condephaat desde 2011 sob o registro 64204/2011 e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba-MDP, desde 2016 sob o registro 22.147/2016.

Com a readequação total do prédio, onde atualmente está sediado o museu, as atividades irão beneficiar diretamente a população da cidade e consequentemente da região metropolitana colocando Sorocaba como polo das artes visuais no cenário nacional e dinamizando e revitalizando a região central de Sorocaba, que infelizmente estava abandonada pelos órgãos oficiais na ocasião da inauguração deste museu.

Conheça a história do MACS

Transparência

Conselho e Equipe

Patrocinadores