Acervo

Com cerca de 700 obras, o acervo do MAC Sorocaba está sendo desenvolvido através de importantes doações de artistas, colecionadores, galeristas, empresas e instituições congêneres. O acervo traz em conjunto prioritário, mas não exclusivo, de obras a partir da década de 70 do século passado até o momento atual com ênfase em arte contemporânea brasileira. Mesmo sendo a década de 70 o limite que compreende o foco de ação do Museu, será possível trazer obras de artistas de outras épocas para a coleção, com a justificativa tanto de buscar a explicação da arte contemporânea hoje como, ao mesmo tempo, explicar ele mesmo. A atenção especial que vem sendo dada para essa fase inicial do acervo, é que não seja construído sem uma estrutura clara, evitando peças sem ligação ou mesmo fora do contexto.

Museu e sua coleção material e imaterial

A coleção apresenta um conjunto abrangente da arte contemporânea brasileira. Também abre espaço para a arte contemporânea internacional e já conta com dezenas de obras de artistas estrangeiros.

O museu trabalha para construir conjuntos expressivos dos artistas existentes no acervo que possibilitem a realização de trabalhos significativos de pesquisa e curadoria.

A coleção foge do conceito de “obras primas” e dos ditames do mercado de arte e não se orienta apenas pelas categorias (desenho, pintura, escultura, instalação, vídeo, etc.) e inclui, também, outros aspectos do processo criativo como, por exemplo, estabelecer contextos de criação (afinidades, paralelismos, contrapontos etc.) assim como está aberto a novos suportes como por exemplo os NFTs.

A partir de meados de 2023, o Conselho Curador será o responsável pela Política de Acervo do MACS. Toda aquisição ou doação deverá ser analisada e aprovada pelo Conselho antes de ingressar no acervo do MACS.

Todas as obras do acervo deverão estudadas e amplamente documentadas e obedecer às normas museológicas de manuseio, de guarda e de exibição.

Há previsão de criação de um Departamento de Conservação e Restauro, que será supervisionado pelo Diretor Artístico e seguirá normas aprovadas pelo Conselho Curador.

O Conselho Curador é o responsável pela Política de Acervo do MACS. Toda aquisição ou doação deverá ser analisada e aprovada pelo Conselho antes de ingressar no acervo do MACS;

 

Todas as obras do acervo serão estudadas e amplamente documentadas e deverão obedecer às normas museológicas de manuseio, de guarda e de exibição; Há previsão de criação de um Departamento de Conservação e Restauro, que será supervisionado pelo Diretor Artístico e seguirá normas aprovadas pelo Conselho Curador;