CURSO DE EXTENSÃO FUNDAMENTOS DA ARTE E DA ARQUITETURA

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba inova e amplia suas atividades. Inicia em janeiro de 2018 a rotina de Cursos de Extensão que contribuirá para o desenvolvimento cultural e educacional da Sociedade, expandirá suas atividades muito além das exposições e participará ativamente das transformações na vida cultural e social na cidade de Sorocaba e na Região Metropolitana.

Período: Dias 13, 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro de 2018
Aos sábados, das 13h00 às 18h00
Carga Horária: 20 horas

Valor: R$ 150,00
4 aulas/20 horas – Inclui Coffee Break e Certificado (emitido ao final do curso)

Objetivos:

  1. Contribuir com a formação dos especialistas, estudantes, professores e profissionais da área.
  2. Capacitar os participantes no campo de estudo do curso.
  3. Enriquecer a cultura social e contribuir com a vida social.
  4. Expandir a atuação do MACS além de suas exposições.
  5. Difundir conhecimento e cultura.
  6. Fornecer cursos e carga horária complementar aos estudantes dos diversos cursos de áreas afins.
  7. Contribuir com a formação continuada de professores de escolas públicas e privadas, universidades e entidades ligadas à área do curso.

Público-alvo: Professores de escolas públicas e privadas, estudantes de graduação e pós-graduação, público que aprecia arte, arquitetura e profissionais das áreas correlatas.

Conteúdo programático: O curso será dividido em quatro módulos independentes, cada um abordando um tema de valor histórico e contemporâneo relacionando arte, arquitetura, seus conceitos e contextos históricos, teóricos e filosóficos relacionados com a contemporaneidade. Os módulos serão:

  1. Cidade Real e Cidade Ideal – O tema da Cidade Ideal persiste no imaginário desde tempos bíblicos, passa pelas profecias e mundo Greco-Romano. Da cidade celeste de Santo Agostinho aos modelos Renascentistas o tema chega ao novo mundo e às cidades capitais do século XVIII até o Século XX. Este tema deve abordar a cidade e seu imaginário como elementos fundamentais da arte e da arquitetura, ressaltando o valor das crenças e da construção da realidade a partir dos valores e ideais humanos.
  2. Individualismo e Contra-arquitetura – Este tema aborda a ideia de individualismo na história social da arte e da arquitetura. Tema controverso para a Sociologia por não acreditar no gênio e na genialidade de indivíduos, pretende-se mostrar que os conceitos de tipologia, morfologia e sua persistência como modelo de pensamento histórico não se adapta às grandes idéias que transformaram a forma de pensamento na arte e na arquitetura. Ver-se-á que determinados autores e ideias na teoria da arte e da arquitetura foram mal interpretados e manipulados ao longo do tempo e prejudicaram a interpretação social até os dias de hoje. A cidade ideal do futuro é o objetivo a ser buscado.
  3. Arquiteto e mudança social – Arquitetura e Revolução. Este tema aborda as cidades atuais, suas problemáticas e soluções. As principais revoluções na arte e na arquitetura foram fundamentais para a mudança do ser humano. Os vários exemplos de revolução conceitual ao longo da história, as grandes contribuições artísticas e arquitetônicas em teoria e em obras são objetos deste tema.
  4. Arquitetura e Desconstrução – O contemporâneo. As novas interpretações sobre projeto. As novas metodologias de projeto na arte e na arquitetura. As contribuições da matemática, filosofia e computação para a ampliação da percepção humana e suas interfaces com o mundo contemporâneo. As questões de autonomia ou determinismo na arte; a desconstrução e a filosofia da linguagem na arte. O mundo contemporâneo e a pós-arte.

Docente/Palestrante: Prof. Dr. Fellipe de Andrade Abreu e Lima
Ph.D. 2010-2011 in Harvard University, Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo / Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Preencha o formulário ao lado e clique em enviar ao final para fazer sua inscrição. Os campos contendo (*) são obrigatórios.

A confirmação de inscrição será feita mediante a confirmação do pagamento da taxa de R$150 por depósito bancário.

Banco: Banco do Brasil
Ag: 3310-3
CC: 14.870-9
AECA – Associação de Educação Cultura e Arte

CNPJ 07.219.739/0001-38

Encaminhe o comprovante de pagamento para o email macs@macs.org.br junto da confirmação da pré-inscrição enviada pelo site.

Nome completo (*)
RG (*)
Data de nascimento (*)
Seu e-mail (*)



Local de trabalho/função (*)
Declaro estar ciente de que a inscrição é obrigatória para requisição de certificado de horas de atividade para faculdades. (*)
O Certificado de horas deverá ser requerido obrigatoriamente ao final da atividade.