Oficina Oráculos e santuários: Iluminação e cura na Grécia Antiga

Reconhecida como “berço da cultura ocidental”, a estrutura do pensamento grego ainda está profundamente arraigada na formação de muitas sociedades do mundo contemporâneo. As décadas de investigações arqueológicas tem trazido, desde o final do século XIX, preciosas informações sobre o funcionamento da sociedade em questão que, geralmente, ficam retidos nas universidades e no corpus léxico acadêmico.

Esta Oficina tem base na articulação entre importantes obras de antropólogos, helenistas, poetas e historiadores da Antiguidade, e em trabalhos de campo em alguns sítios arqueológicos, onde funcionavam os oráculos e santuários.

OBJETIVOS

  1. Trazer uma leitura sobre o Homem grego antigo através de suas práticas sagradas;
  2. Estabelecer um nível de interlocução sobre a Grécia Antiga, no qual nossas referências não sejam construídas sobre fontes superficiais;
  3. Aprofundar a compreensão acerca do significado da palavra “cura” num espectro que seja maior do que aquele praticado pela medicina.
    Nesse sentido, o objetivo é compreender outras áreas de atividade humana – como o teatro, a poesia, a oratória, a música ou a atividade físico-esportiva – como elementos fundamentais desse pensamento holístico. A cura deve ser entendida como o “ato de restabelecer”.

Com Rodrigo Lopez
Ator formado pela Escola de Arte Dramática EAD, ECA/USP (1991-1995), com especialização na cadeira de Teatro Grego. Trabalha como ator profissional há 20 anos em teatro e novelas da Rede Globo, mais recentemente na novela “Alto Astral”.

Dias 29 e 30 de março
Das 19h às 21h30
No MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba
Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280, Centro, Sorocaba-SP
FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Esse curso compreende dois dias de atividades (29 e 30 de março). O inscrito se compromete à comparecer aos dois dias para o recebimento do certificado de participação. O preenchimento da ficha com as informações pessoais é essencial à participação e emissão do certificado, porém será necessário o pagamento da taxa de inscrição (R$110,00) para a garantia da vaga no curso.

Você pode clicar aqui para efetuar o pagamento da taxa de inscrição após o preenchimento do formulário de pré-inscrição.

Taxa de inscrição: R$110,00

Nome completo
RG
Data de nascimento
Seu e-mail



Você receberá no email informado na inscrição a cópia dos seus dados de inscrição. Cheque sua caixa de spam. Caso não receba essas informações, preencha os dados novamente. Caso ainda tenha problemas, entre em contato no MACS através do telefone 15 3233.1692.