Atividades

Cursos

Eventos

Materiais educativos

MACS realiza mesa redonda na 21ª Semana Nacional de Museus

 

O evento está inserido na agenda comemorativa à Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus

e inspirado em tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus

Participando dos eventos comemorativos à 21ª Semana Nacional de Museus, fomentada por todo território nacional pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) realizará a mesa redonda “Sustentabilidade e Bem-Estar na Cultura Sorocabana”, com alinhamento ao tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus para este ano.

A proposta do MACS com o evento é apresentar alguns dos projetos implementados pela instituição em favor da cultura, especialmente das artes visuais, que contribuíram com a promoção, a valorização, a preservação e a fruição da arte.

Desde a sua criação, em 2004, o grupo de empresários, intelectuais e artistas que regem o MACS vem empenhando esforços para que ele seja um organismo sustentável para as artes visuais em Sorocaba e região, com gestão de acervo, exposições e projetos culturais, com impacto em diversas outras áreas além da cultura, como a educação, a formação profissional técnica e o turismo.

Referente ao bem-estar social, o MACS se destaca por ser a única Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (oscip) em Sorocaba a ocupar um espaço público em notável processo de degradação, um dos galpões da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba, resultando em uma via concreta para contribuição à preservação da história e do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico da cidade.

A mesa redonda “Sustentabilidade e Bem-Estar na Cultura Sorocabana” terá participações da equipe do MACS, liderada pela coordenadora de projetos Marta Silva, e convidados. Marta apresentará uma linha do tempo com os principais projetos desenvolvidos pelo museu ao longo de sua jornada na instituição, como profissional que tem a missão de levantar recursos por meio de leis de incentivo à cultura.

Participarão da mesa redonda a profissional de relações públicas Maria Eugênia Guimarães, representante do Movimento de Preservação Ferroviária, que abordará as conexões entre instituições e fontes de financiamento cultural, e a analista criativa em estratégias de inovação para a sustentabilidade, Marie Decroix, contextualizando questões tecnológicas e de envolvimento da comunidade.

O evento é aberto a todos os interessados e será realizado na sede do Movimento de Preservação Ferroviária, na rua Dr. Paula Souza, 420, na próxima quarta-feira, dia 24, das 19 às 21 horas. As inscrições são limitadas com reserva por meio do aplicativo Sympla. Para inscrever-se clique aqui.